Redes estruturadas são aqueles cabeamentos que suportam sistemas que irão conduzir informações por um edifício ou escritório. Por informações, leia-se dados, voz, imagem e segurança. 
Elas são um sistema que irá integrar diversos meios de transmissão, como cabos metálicos, fibra óptica e wireless, garantindo uma implantação da rede capaz de expandir quando necessário.
As redes estruturadas auxiliam no direcionamento, fornecendo um caminho de transmissão entre dois ou mais pontos distintos dentro dessa mesma rede. Quando as redes estruturadas são bem feitas, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com facilidade e flexibilidade.
Com essa estruturação de sistema, é possível realizar mudanças, manutenções ou implementações com maior agilidade, segurança e controle. 
O cabeamento estruturado proporciona ao usuário a utilização de diversos equipamentos de forma simultânea, simples e organizada. Elas são constantemente utilizadas em empresas de médio e grande porte, principalmente, por possuírem um número enorme de dados a serem compartilhados.
Com isso em mente, entende-se a necessidade da sincronização das máquinas presentes em uma rede, para que não haja a perda de nenhum dado no processo de comunicação. 
Em resumo, podemos dizer que um sistema de redes estruturadas fornece uma infraestrutura de cabeamento que irá proporcionar desempenho previsível, desde que o mesmo tenha sido planejado e instalado adequadamente.

Principais vantagens da rede estruturada:

Mantém o cabeamento organizado;
Aperfeiçoa o desempenho da rede
Identificação de cabos mais rápida;
Facilita a instalação de novas conexões e reconfigurações;
Facilita a manutenção e a identificação de erros na rede;
Reduz os custos de manutenção a longo prazo;
Otimiza a rede, melhorando a velocidade ou o sinal de internet e TV;
Aumenta a segurança da rede;

Rolar para cima